sexta-feira, 4 de junho de 2010

Michelangelo: O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso - Anatomia da Região Cervical

"Não há nenhum animal cuja anatomia ele não dissecasse, e trabalhou em tantas anatomias humanas que aqueles que haviam passado suas vidas nisso e feito disso sua profissão dificilmente saberiam tanto quanto ele." Condivi, A Vida de Michelangelo


A CENA:

O paraíso retratado por Michelangelo mostra duas situações distintas:

Esquerda: O pecado original (Note a figura feminina sobre a árvore que oferece o fruto proibido a Eva – representa a serpente)
Direita: A expulsão do paraíso (Nessa segunda etapa, os rostos de Adão e Eva aparecem envelhecidos)

ACHADOS ANATÔMICOS:

A intenção de Michelangelo seria a de representar a região cervical. Atente ao fato de que o anjo que ordena a expulsão aponta a espada para a cervical de Adão. Este estica o pescoço, flexionando a cabeça para esquerda.


Tronco junto ao dorso de Eva: Representação do arco aórtico com as coronárias emergindo da base (pequenas raízes), o tronco braquicefálico à direita, artéria carótida comum, artéria carótida interna e externa.


a) arco aórtico; b) veia jugular; c) artéria carótida com sua bifurcação; d) nervo hipoglosso emergindo junto à veia jugular e cruzando a artéria carótida externa.

Árvore principal: Não possui uma linha de continuidade com o galho em que Adão apóia as mãos. Tem-se a impressão de que esse galho está emergindo da parte posterior do tronco, mas, se isso ocorresse, porque estaria projetado para o lado esquerdo, como foi retratado, e não para o plano ao fundo? Nota-se também o braço direito da figura da serpente, apoiado junto a porção superior do tronco, e o braço esquerdo que cruza o galho da árvore no plano anterior.

LEIA MAIS: O Anatomista Michelangelo Revelado no Teto da Capela Sistina - http://migre.me/LLZy


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BARRETO, Gilson "A Arte Secreta de Michelangelo",São Paulo: Arx, 2004
CONDIVI,A; "Life of Michelangelo",TRAFALGAR SQUARE.

9 comentários:

  1. A figura feminina representa Lilith e não a serpente(Lilith sendo primeira esposa de adão, mais tarde representada como o demônio de luxúria e pecado)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que o lulo-petismo já estava presente e infernizando a vida de todo mundo também no "Jardim do Éden". Lilith é a primeira "companheira" de Adão e símbolo do movimento feminista. É por causa dessa passagem que se diz: QUEM TEM "EX" TEM MEDO!

      Excluir
  2. De acordo com a mitologia semita, a primeira esposa de Adão, Lilith - que voltou ao Éden como um demônio após a criação de Eva - é a serpente responsável por levar toda a humanidade ao pecado; por isso Michelangelo pintou-a em forma de serpente ao redor da árvore.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo mentira isso sobre Eva não ser a 1° mulher de Adão essa cobra foi '' possuida por Lucifer e atentetou Adão e Eva, nada aver

      Excluir
  3. Que motivos fez que ele pintasse esta obra?

    ResponderExcluir
  4. Gente na boa, eu sempre imaginei uma placenta e o cordão umbilical.

    ResponderExcluir
  5. no plano geral, a obra é uma representação (quase) clara do Caduceu de Mercurio, simbolo da medicina... notem a serpente enrolada no tronco.. de forma armonica, e as duas figuras femininas no centro como as asas de hermes...

    ResponderExcluir