"Não há nenhum animal cuja anatomia ele não dissecasse, e trabalhou em tantas anatomias humanas que aqueles que haviam passado suas vidas nisso e feito disso sua profissão dificilmente saberiam tanto quanto ele." Condivi, A Vida de Michelangelo
A CENA:
O paraíso retratado por Michelangelo mostra duas situações distintas:
Esquerda: O pecado original (Note a figura feminina sobre a árvore que oferece o fruto proibido a Eva – representa a serpente)
Direita: A expulsão do paraíso (Nessa segunda etapa, os rostos de Adão e Eva aparecem envelhecidos)
ACHADOS ANATÔMICOS:
A intenção de Michelangelo seria a de representar a região cervical. Atente ao fato de que o anjo que ordena a expulsão aponta a espada para a cervical de Adão. Este estica o pescoço, flexionando a cabeça para esquerda.
Tronco junto ao dorso de Eva: Representação do arco aórtico com as coronárias emergindo da base (pequenas raízes), o tronco braquicefálico à direita, artéria carótida comum, artéria carótida interna e externa.
O paraíso retratado por Michelangelo mostra duas situações distintas:
Esquerda: O pecado original (Note a figura feminina sobre a árvore que oferece o fruto proibido a Eva – representa a serpente)
Direita: A expulsão do paraíso (Nessa segunda etapa, os rostos de Adão e Eva aparecem envelhecidos)
ACHADOS ANATÔMICOS:
A intenção de Michelangelo seria a de representar a região cervical. Atente ao fato de que o anjo que ordena a expulsão aponta a espada para a cervical de Adão. Este estica o pescoço, flexionando a cabeça para esquerda.
Tronco junto ao dorso de Eva: Representação do arco aórtico com as coronárias emergindo da base (pequenas raízes), o tronco braquicefálico à direita, artéria carótida comum, artéria carótida interna e externa.
Árvore principal: Não possui uma linha de continuidade com o galho em que Adão apóia as mãos. Tem-se a impressão de que esse galho está emergindo da parte posterior do tronco, mas, se isso ocorresse, porque estaria projetado para o lado esquerdo, como foi retratado, e não para o plano ao fundo? Nota-se também o braço direito da figura da serpente, apoiado junto a porção superior do tronco, e o braço esquerdo que cruza o galho da árvore no plano anterior.
LEIA MAIS: O Anatomista Michelangelo Revelado no Teto da Capela Sistina - http://migre.me/LLZy
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BARRETO, Gilson "A Arte Secreta de Michelangelo",São Paulo: Arx, 2004
CONDIVI,A; "Life of Michelangelo",TRAFALGAR SQUARE.
A figura feminina representa Lilith e não a serpente(Lilith sendo primeira esposa de adão, mais tarde representada como o demônio de luxúria e pecado)
ResponderExcluirQuer dizer que o lulo-petismo já estava presente e infernizando a vida de todo mundo também no "Jardim do Éden". Lilith é a primeira "companheira" de Adão e símbolo do movimento feminista. É por causa dessa passagem que se diz: QUEM TEM "EX" TEM MEDO!
ExcluirDe acordo com a mitologia semita, a primeira esposa de Adão, Lilith - que voltou ao Éden como um demônio após a criação de Eva - é a serpente responsável por levar toda a humanidade ao pecado; por isso Michelangelo pintou-a em forma de serpente ao redor da árvore.
ResponderExcluir:)
ExcluirTudo mentira isso sobre Eva não ser a 1° mulher de Adão essa cobra foi '' possuida por Lucifer e atentetou Adão e Eva, nada aver
ExcluirQue motivos fez que ele pintasse esta obra?
ResponderExcluira igreja pagou ...
ExcluirGente na boa, eu sempre imaginei uma placenta e o cordão umbilical.
ResponderExcluirno plano geral, a obra é uma representação (quase) clara do Caduceu de Mercurio, simbolo da medicina... notem a serpente enrolada no tronco.. de forma armonica, e as duas figuras femininas no centro como as asas de hermes...
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