segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"O Doutor" - Samuel Luke Fildes

O inglês Sir Samuel Luke Fields foi o artista responsável por um dos mais belos quadros que têm médicos como tema. A célebre obra retrata um médico pensativo observando uma criança gravemente doente:

" The Doctor",1891; Samuel Luke Fildes (1844-1927), Óleo sobre tela, Galeria Tate (Londres)

Ao pintar a criança enferma Fields inspirou-se no drama que viveu com o falecimento do seu filho na noite de natal de 1877. O quadro foi uma homenagem do pintor ao médico prestativo que assistiu seu filho até a hora da morte. Para que a tela fosse mais real possível, Luke Fields reproduziu no seu ateliê a sala de sua casa, palco do óbito de seu herdeiro.

No quadro, nota-se o médico em primeiro plano, olhando para sua paciente enquanto pensa se, a despeito do grau da enfermidade, é possível encontrar uma terapêutica eficaz.Observa-se também uma jovem doente, pálida, fraca e adormecida.

No fundo vemos uma mãe aflita, preocupada e desesperançosa, sua cabeça baixa traduz o desespero de quem espera o pior. Também é notável a expressão do pai, que não pode conter sua preocupação com a doença de sua filha, mas procura manter a calma, a fim de confortar a mãe. Se levarmos em consideração a época em que a tela foi pintada, é possível supor que o quadro retrata uma vítima de alguma doença infecciosa incurável, comum na era pré-antibiótica.



O Doutor foi concluído em 1891, atendendo a um pedido da rainha Vitória, da Inglaterra. O trabalho que custou três mil libras esterlinas, foi intermediado por Sir Henry Tate, em cuja homenagem existe atualmente em Londres, na Galeria Tates, onde essa obra de arte encontra-se exposta.

12 comentários:

  1. Assim eram os médicos de antigamente. Eles visitavam os seus pacientes e se, por acaso, morriam, sua presença amiga era certa no sepultamento. Porque o médico era, a um tempo, um cientista, um xamã e um amigo. Mas os tempos são outros. Quem tem tempo para ficar contemplando, inutilmente, uma menina enferma ou um ancião moribundo? Felizmente ainda há médicos que poderiam estar dentro da cena do quadro. Rubens Alves

    ResponderExcluir
  2. Eu encontrei uma copia em azulejos
    no hospital Ribeirão Pires em Sp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho uma replica muito bem produzida caso tenha interesse?
      7837-5318 luiz

      Excluir
  3. Sou médica e desde a infância essa pintura foi minha inspiração!

    ResponderExcluir
  4. A tela é linda. Tive a oportunidade de apreciar em Londres. Pena que os médicos estejam perdendo a arte do contato e da observação dos enfermos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está bem errada, hoje em dia o médico está inserido dentro da comunidade através de um Programa Federal chamado Estratégia de Saúde da Família e cenas como essa, acontecem a todo momento.
      É a tal “Medicina Humanista”

      Excluir
  5. Um médico não abandona nunca seu paciente. E por muitas vezes, ele só não consegue estar fisicamente lá...

    ResponderExcluir