sábado, 9 de abril de 2011

Epilepsia na Obra de Rubens

Em Os Milagres de Santo Ignacio de Loyola (1618), Peter Pawel Rubens (1577-1640) registrou magnificamente duas personagens epilépticas.

Os Milagres de Santo Ignácio de Loyola (1618). Pieter Pawel Rubens (1577-1640). Óleo sobre tela, 535 x 395 cm. Kunsthistorisches Museum (Viena).

A pintura evidencia Santo Ignacio ministrando uma missa na presença de alguns religiosos. Ele eleva os olhos aos céus, põe a mão esquerda sobre o altar e, com a direita, abençoa os doentes que suplicam por um milagre curativo.

Observe a representação realista das possíveis crises tônico-clônicas nas duas figuras que aparecem à esquerda na imagem.


Em primeiro plano, caído no chão, destaca-se um homem apresentando sialorréia durante a convulsão e, logo atrás dele, uma mulher cianótica aparece amparada, enquanto se contorce e lança um grito epiléptico, com o rosto e o corpo em desalinho.


Durante a Idade Média, era a epilepsia tida como uma possessão por espíritos malignos, que deviam ser expulsos por Cristo. As autoridades eclesiais criam que exorcizar o demônio do corpo de uma vítima era a única cura para a síndrome. Um sacerdote era designado “curador”. Este interessante fato histórico pode ser apreciado na tela de Rubens. É clara na pintura a representação da crise como uma possessão demoníaca, uma vez que uma dupla imagem de demônios aparece na parte superior esquerda do quadro, como se a benção concebida pelas mãos de Santo Ignácio houvesse operado o milagre da cura dos dois epilépticos.

Cor, luz e perspectiva mostram a enorme influência da Escola Veneziana na pintura de Rubens. Os recursos técnicos do pintor e a retórica barroca da tela aumentam a dramaticidade da obra.

REFERÊNCIAS:
1.Peter Wolf: Sociocultural History of Epilepsy
2.BEZERRA, A.J.C.; As belas artes da medicina. Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, Brasília, 2003.

6 comentários:

  1. Belíssimo trabalho:cores,expressões,bem reais.

    ResponderExcluir
  2. Anunci, acho muito bonito também. Obrigada pelas frequentes visitas. beijoss

    ResponderExcluir
  3. Bela obra de Rubens, este grande pintor barroco, o qual teve o apoio incondicional dos pais na sua trajetória no meio artístico. A obra postada aqui é de 1618, em que podemos ver a forte influencia da igreja católica na sua arte, pois Rubens passa a ser católico em 1589, quando retornava para Antuérpia. A pintura revela personagens com crise tônico-clônica. O interessante é que na Grécia antiga, a epilepsia era tida como doença sagrada, porém na idade média, ela adquiriu este caráter de possessão demoníaca. Só lembrando, Hipócrates foi o primeiro a dissociar a doença do caráter espiritual. Abraços a todos...

    ResponderExcluir
  4. Muito oportuno o texto Renata, a pintura realmente exemplifica de forma muito realista essa patologia!

    ResponderExcluir
  5. La epilepsia es uno de los temas más apasionantes que podemos tratar, en la relación de la medicina con la historia y el arte. Esta tela de Rubens sobre los milagros de San Ignacio de Loyola es un ejemplo magnífico. Los detalles de los rostros de los afectados: ¡magníficos!
    Muchas gracias, Renata, por tan afortunada aportación.
    "Beijos".

    ResponderExcluir