quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Primeira Anestesia com Éter

Foi no Hospital Geral de Massachusetts, em 1846, que William Thomas Green Morton (1819-1868) usou com reconhecido êxito o éter pela primeira vez. Morton iniciou sua carreira como dentista e, mais tarde, matriculou-se na Escola de Medicina de Havard, onde o químico Charles Jackson forneceu-lhe o éter, assegurando que a substância poderia aliviar a dor.

Após conduzir experiências em cães, no dia 30 de setembro de 1846, Morton anestesiou um paciente antes de extrair-lhe o dente e a novidade foi publicada no Boston Daily Journal. O diretor do Hospital Geral de Massachusetts, o cirurgião John Collins Warren, permitiu que Morton usasse éter no hospital.


Primeira anestesia com éter (1894) Robert C. Hinckley (1853 – 1940). Óleo sobre tela, 243 x 292 cm. Biblioteca Médica de Boston. (Cambridge).

A pintura acima retrata a experiência ocorrida em 16 de outubro de 1846. Morton anestesiou, perante numerosa platéia, o jovem paciente Edward Gilbert Abbott, que caiu em sono profundo, enquanto Warren extraiu-lhe um tumor da mandíbula. Abbott acordou pouco depois do corte ter sido fechado e declarou não sentir nenhuma dor. Naquele momento foi constatado que se havia descoberto e provado perante inúmeros médicos e demais presentes um meio de anestesiar um ser humano, a ponto de permitir qualquer procedimento cirúrgico, por mais doloroso que fosse. O uso do éter como anestésico foi publicado dali a um mês, começando a ser usado em Londres no mês seguinte.

Morton ganhou a fama como “eterista”, mas a luta que travou com o Congresso americano para ser recompensado financeiramente por seu feito, e a ação de indenização que lhe moveu seu ex-professor Charles Jackson – que ensinou a Morton a ação do éter como anestésico - , fizeram-no enlouquecer. Morton morreu correndo, na miséria e sem destino, nas proximidades do Central Park.

No cinema: The Great Moment (1944) é um filme biográfico da Paramount Pictures dirigido por Preston Sturges. Baseado no livro The Triumph Over Pain ( 1940 ) de René Fülöp-Miller, o longa-metragem narra a história de vida e a contribuição à anestesiologia de William T. G. Morton.

REFERÊNCIAS:
1. BEZERRA, Armando "Admirável mundo médico: a arte na história da medicina" - Brasília, 2002
2. MARGOTTA, Roberto "História Ilustrada da Medicina" Editora Manole - São Paulo, 1998.
3.
Wikipédia – William Thomas Green Morton

10 comentários:

  1. Poxa! tem até filme! que bacana!
    agora um errinho de geografia:
    Na legenda da foto tem biblioteca médica de Boston
    Boston é uma cidade no estado americano de Massachussets (inclusive: a capital do estado)
    Cambridge, por outro lado, é uma grande cidade universitária inglesa, famosa pelo colégio de Saint John, a capela de king's Castle e o Laboratório de Cavendish - todos prédios da universidade de Cambridge.
    Pelo que eu entendi pelo google, o Artista se chama Hincley, e o quadro está em Boston, e não em Cambridge, eu acho!

    ResponderExcluir
  2. Olá Heleno, Além da cidade universitária inglesa, há uma outra cidade chamada Cambridge, no estado de Massachusetts, localizada na chamada área maior de Boston. É na Cambridge americana que localiza-se a "Harvard Medical School". Coloquei entre parênteses “Cambridge” porque a “Boston Medical Library” onde está exposto o quadro acima, localiza-se também nessa área. Ah! O nome do artista americano é Robert C. Hinckley. Alguns autores excluem o “k” do sobrenome, mas segundo consta nas assinaturas de suas obras, o correto é “Hickley”. Abraços e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata,
    É sempre bom lermos sobre descobertas na área que atuamos, já que ultimamente apenas temos avançado no conhecimento já adquirido, mas as descobertas são raras! Feliz Natal! Espero que continue escrevendo ótimos textos!

    ResponderExcluir
  4. Renata,

    Bom dia!
    Eis algumas fotos do local.
    Obrigado pelas boas dicas do blog.

    http://www.anestesiador.com/2011/10/ether-dome-boston.html

    http://www.anestesiador.com/2011/10/primeira-anestesia.html

    ResponderExcluir
  5. Olá, fotos incríveis. Adorei! Obrigada, "Anestesiador".

    ResponderExcluir
  6. Olá Renata, gostei da postagem se puder...me adicione no facebook.......o meu é : portela_ed.fisica@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Agora entendi comos os Padrepastores fazem pras .pessoas kair na unção&repousono espirito mão perto .da testa .a ssoprar no ros.to uso de .påno e pes.soa cai

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir