quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Candido Portinari – Intoxicado pela Arte

Candido Torquiato Portinari, prestigiado artista plástico brasileiro, produziu quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova York em 1956.
Painéis: "Guerra e Paz". Candido Portinari (1903-1962). Nova Iorque.
Portinari foi diagnosticado com saturnismo devido a uma internação por hemorragia digestiva nove anos antes de sua morte.

Em 1953, Dr. Xavier, seu médico, proibiu-lhe o uso de pigmentos ricos em chumbo, como o amarelo de Nápoles e o branco de prata: Pintura é minha vida. Estou proibido de viver.. , disse Portinari em resposta à recomendação. Seu médico aconselhou-o então a escrever. Portinari passou a escrever versos, ilustrando-os com alguns desenhos e lamentando-se de que seria um ótimo poeta, caso fosse tão talentoso com a caneta, como era com os pincéis.

Recuperando-se da intoxicação, experimentou outras técnicas durante um período. Em seguida, contra as advertências médicas, retomou as pinturas com as tintas tóxicas durante seus últimos dois anos de vida, evoluindo com dores abdominais e hemorragias digestivas, além de prostração e caquexia.

Em 1962 o Palácio Real de Milão convida Portinari para uma exposição com 200 telas. Trabalhando freneticamente, o envenenamento de Portinari toma proporções fatais. Em fevereiro do mesmo ano, Cândido Portinari deixa-nos intoxicado pela arte que o consagrou.

10 comentários:

  1. Oi Renata, que bom ver um post seu!
    Que história triste…hoje já temos pigmentos não tóxicos para a pintura, mas naquela época era realmente difícil.
    Espero que esteja tudo bem com você!
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, como você esta? comigo está tudo bem! :) Grande abraço

      Excluir
  2. Que triste! Ainda bem que a medicina avançou!! Abcs

    ResponderExcluir
  3. Seu blog é sensacional! Deveria reunir estes posts em um belo livro! Um abraço! Não pare! Saudações de Serra-ES! Albert

    ResponderExcluir
  4. Pra uma pessoa chegar a se envenenar com carbonato de chumbo(conhecido branco chumbo e de não prata), precisa simplesmente comer e cheirar muito do pó de carbonato de chumbo, mas muito mesmo.
    Já ele aglutinado com óleo de linhaça, não existe risco algum a menos que a pessoa ingerir a tinta.Só se ele era um idiota viciado em comer tintas kkkkk
    Essa história é muiiiito mal contada, porque o carbonato de chumbo foi usado historicamente por TODOS os pintores de antes do séc 20, porque o titaneo e o zinco só foram descobertos depois da segunda década do séc 20.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  6. MedCurso MedCel 2017 mais Vídeos mais 700 Livros de Medicina
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2017!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas novas, São mais de 67 apostilas.

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2017, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2017 (110 gigas), Simulados Medcurso 2015, 2016, 2017.
    Super brinde
    700 Livros de Medicina
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr

    ResponderExcluir