domingo, 12 de dezembro de 2010

"O Ingênuo" de Voltaire

Uma pequena grande obra que revela a peculiar sensibilidade crítica do filósofo francês Voltaire, é o conto O Ingênuo, onde o protagonista é um hurão honesto e sincero, espantado com as ridículas convenções sociais da França do século XVIII.

Com seu estilo literário único, Voltaire se mostra um genial pensador iluminista que nos leva a meditar sobre nossos hábitos, religiões e, não raro, profissões

Em determinado momento, Voltaire ataca os “médicos da moda”, culpando-os pela piora do estado de saúde dos pacientes vítimas de um inadequado exercício da prática médica:

Mandaram chamar um médico da vizinhança. Era um desses que visitam os doentes correndo, que confundem a doença que acabaram de ver com a que estão examinando, que exercem uma cega rotina em uma ciência à qual nem toda a maturidade de um espírito são e prudente poderá tirar seus perigos e incertezas. Agravou o mal com uma precipitação em prescrever um remédio em moda da época. Há modas até na medicina! Essa mania era bastante comum em Paris. [...] Mandaram chamar outro médico. Este, em lugar de ajudar a natureza e deixá-la agir em uma jovem criatura cujos órgãos a induziam para a vida, só se preocupou em contrariar o seu colega. Em dois dias a doença tornou-se fatal. (O Ingênuo - 1767)

O texto acima destaca a importância de valorizar a individualidade de cada paciente. Certamente, o caminho para a cura é o tratamento não somente da doença, mas do doente.

3 comentários:

  1. Voltaire es un personaje digno de estudio, aunque nunca me había interesado por él hasta que he leído esta magnífica entrada tuya. Por lo que veo (en una breve visita a Wikipedia) "no dejaba títere con cabeza", ya fueran clérigos, militares, nobles, reyes... o, como bien señalas tú: médicos.
    ¡Tendré que estudiar a Voltaire!
    Gracias, Renata, por estimular mi curiosidad.
    "Beijos".

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa postagem... tudo a ver com o que eu tento reforçar no meu blog: medicina humanística é mais que necessário na nossa prática!

    ♦ http://pacientesensinam.blogspot.com ♦

    ResponderExcluir
  3. Gostei do teu blog :)

    Criei um parecido, sobre cultura psiquátrica (http://fluxodopensamento.wordpress.com). Vou te linkar lá.

    S.

    ResponderExcluir