terça-feira, 16 de novembro de 2010

O que "Sherlock Holmes" tem a ver com a medicina?

Sherlock Holmes é um personagem fictício que surgiu a partir das qualidades profissionais do Dr. Joseph Bell, exímio médico que serviu de inspiração para Arthur Conan Doyle criar seu detetive.

Conan Doyle conheceu o Dr. Joseph Bell em 1877, quando era estudante de medicina da Universidade de Edimburgo. Doyle tinha sido fortemente influenciado pelo médico, à época seu professor. Conta-se que Bell, ao ver um estranho, era capaz de deduzir muito de sua vida e de seus hábitos. O cirurgião era um expert no uso do raciocínio dedutivo para diagnosticar a doença. Conan Doyle ficou tão impressionado que usou esses mesmos princípios ao criar seu famoso personagem.

O médico inspirou não somente a criação da personalidade de Holmes, mas também o porte físico do detetive. Em um texto publicado no periódico The National Weekly em 1923, Doyle descreve seu admirado professor:

Era magro, vigoroso, com rosto agudo, nariz aquilino, olhos cinzentos penetrantes, ombros retos e um jeito sacudido de andar. A voz era esganiçada. Era um cirurgião muito capaz, mas seu ponto forte era a diagnose, não só de doenças, mas de ocupações e caráteres. Conan Doyle, 1923.



Gravura. Signey Paget (1860-1908). "Sherlock Holmes (à direita) e o Dr. Watson",1893. Strand Magazine.

Médico e artista, Doyle caprichou nos mínimos detalhes de sua obra. Nem mesmo o nome do personagem foi escolhido em vão. A escolha do sobrenome “Holmes” foi uma homenagem ao seu colega, o doutor Oliver Wendell Holmes, notável médico americano e um dos melhores escritores do século XIX. Holmes dizia ser o diagnóstico médico um trabalho digno de um detetive, visto depender de muitos detalhes. O primeiro nome do personagem é baseado em Alfred Sherlock, um violinista proeminente do seu tempo. Compõe-se assim Sherlock Holmes. Dentre as inúmeras qualidades do personagem, destacam-se a de detetive e violinista.

REFERÊNCIAS:
1.The Sherlock Holmes Society of London. "The wide world of Sherlock Holmes". No. 307: 25 October 2010.
2.
Sherlock Holmes and Dr. Joseph Bell

8 comentários:

  1. Sabía que Sir Arthur I. Conan Doyle era médico. Pero desconocía absolutamente su relación, tanto con el Dr. Joseph Bell, como con el médico y escritor Oliver Wendell Holmes y el violinista Alfred Sherlock... ¡Interesantísimo todo! ¡Magnífica entrada! Y, como siempre, con tu toque personal que la hace GENIAL.
    "Muitos beijos!"

    ResponderExcluir
  2. Reza a lenda, minha cara Renata, que o seriado Dr. House, que também priva por uma investigação diagnóstica minuciosa, é todo ele uma cópia modernizada do enfático idealismo de Conan. O Nome House teria relação onomatopéica com Holmes, cujos significados, na língua portuguesa, se assemelham. E mais: Gregory, o primeiro nome, Também teria relacao silábica com Sherlock, ambas são trissílabas. Como se ano bastasse tudo isso, as características físicas de House se assemelha, na descrição ora feita por você, com Holmes, inclusive balançando o corpo (“jeito sacudido de andar), pois House usa uma muleta, se não me engano. A discussão está aberta.
    Roger Normando

    ResponderExcluir
  3. Olá Roger,
    já havia lido alguma coisa sobre o assunto, mas desconhecia muitos dos detalhes citados por você. Parece que ambos personagens são dependentes de drogas e que House tem um amigo, Dr. Wilson, assim como Holmes tem Dr. Watson. Seu interessantíssimo comentário despertou em mim a vontade de pesquisar mais sobre o assunto. Obrigada! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Por si tiene "utilidade na pesquisa", hace tiempo publiqué un post recopilatorio, con numerosos enlaces sobre Conan Doyle y su personaje. Está en el blog de Kircher:
    http://kircherlandscape.blogspot.com/2008/05/elementary-my-dear-watson.html

    Gostei muito da visita.

    Un saludo

    JV

    ResponderExcluir
  5. Mas que interessante esse seu post,cujo conteúdo já era um pouco conhecido por mim;de quebra fui surpreendida com a analogia com o dr.House a quem acompanho e admiro,apesar de fazer restrições a seu comportamento algumas vezes.

    ResponderExcluir
  6. e outra, o número da casa do House é o mesm odo Holmes, o que seria coincidência demais senão fosse proposital. outra característica em comum é o uso do cachimbo, que teria sido substituído pela bengala. outra coincidência é o fato de tanto house quanto house quanto holmes serem drogadictos, house por analgésicos e holmes por cocaína. ambos são músicos. o q mais???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os comentários de vocês nesse tópico me ensinaram muito sobre as semelhanças entre House e Holmes. Obrigada!!!!

      Excluir
  7. A tentativa de correlacionar Dr. House e Sherlock existe, mas, minha impressão passa longe. Dr. Bell primava pelocobtato com seus pacientes, tanto observando-os como ouvindo-os, assim Sherlock em suas investigações. O seriado Dr. House dá um show de má prática da medicina, ele detesta qualquer contato com paciente, não os ouve, não os observa e nem os examina, erra várias vezes o diagnóstico antes de acertar quando claramente poderia ter diagnosticado antes, além de profundamente anti ético. Péssimo exemplo de profissional médico para jovens.

    ResponderExcluir