quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Anatomia Grega: Por Que a Palavra "Hímen" Denomina a Membrana Situada no Vestíbulo Vaginal?

Segundo a mitologia, Hymen (ou Hymenaios), filho de Apolo e Afrodite, é o deus grego do casamento. Seu culto era celebrado durante as núpcias do casal. Hymeneu era o termo empregado no conjunto de hinos cantados durante a cerimônia.

Himeneu Travestido Assistindo à Dança de Honra a Príapo, 1635. Óleo sobre tela, 167 × 376 cm. Museu de Arte de São Paulo.

Hymen, em Grego, quer dizer, originalmente, "membrana". Em 1550, Andreas Vesalius, médico belga fundador da moderna anatomia, usou o termo especificamente para a membrana situada no intróito vaginal.


George Rennie (1802-1860). Escultura em Mármore. Cupido empunhando a tocha de Himeneu, 1831. Londres, V&AM.

Os gregos acreditavam que Hymen precisava comparecer a todos os casamentos, pois caso contrário, o resultado do matrimônio seria desastroso. Pelo fato do deus presidir as celebrações de núpcias, foi sugerido que havia uma conexão entre esta divindade, o casamento e o hímen vaginal.

2 comentários:

  1. Não vou me cansar de cumprimentá-la pelo seu blob. Este não é de uma forma geral o perfil do médico dos dias atuais.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Pois é... toda a exigência/arcaísmo da sociedade agora faz sentido. Se é bom ou ruim, não importa, só importa que é fato que ainda hoje o "Hymeneu" tem sua significação lúdica!

    ♦ pacientesensinam.blogspot.com ♦

    ResponderExcluir