quarta-feira, 20 de outubro de 2010

"A Lição de Anatomia do Dr. Frederik Ruysch" / Jan van Neck

Frederik Ruysch (1638-1731) foi um botânico holandês, anatomista e um dos pioneiros em técnicas de preservação de órgãos e tecidos. Ele estudou medicina na Universidade de Leiden, onde obteve seu diploma em 28 de julho de 1664. O principal interesse de Ruysch era anatomia, para a qual nutria uma paixão desde a sua juventude (conta-se que ele pagava coveiros para abrir as covas para que ele pudesse fazer investigações anatômicas nos cadáveres!).

Ruysch foi o primeiro a demonstrar a existência de vasos sanguíneos em quase todos os tecidos do corpo humano, destruindo assim a crença galênica de que determinadas áreas do corpo não tinham suprimento vascular. Também investigou detalhadamente as válvulas do sistema linfático, as artérias brônquicas e os plexos vasculares do coração, e foi o primeiro a apontar a nutrição do feto através do cordão umbilical. Graças às originais técnicas de preservação de tecidos, Ruysch é considerado o médico que melhor fazia preparações anatômicas.

Pintado por Jan van Neck em 1683, A Lição de Anatomia do Dr. Ruysch é o único quadro que retrata numa lição anatômica não o cadáver de um adulto, mas de um natimorto:

A Lição de Anatomia do Dr. Frederik Ruysch (1683). Jan van Neck. Óleo sobre tela, 142 x 203 cm. Museu histórico de Amsterdã.

É interessante observar que uma criança está presente à aula de anatomia. Trata-se do filho do Dr. Ruysch, o pequeno Hendrick, que na ocasião tinha apenas 9 anos de idade. Hendrick auxiliava o pai nas preparações anatômicas e, impulsionado por esta prática, apaixonou-se também pela anatomia. O jovem Ruysch, que ao crescer tornou-se médico, tem em suas mãos o esqueleto de um recém nascido.

O quadro é tipicamente holandês, nele van Neck utilizou propositalmente a coloração escura para que o feto se destaque.

LEIA MAIS:

Dioramas Anatômicos do Dr. Frederik Ruysch

REFERÊNCIAS:
1.N. T. Hazen:Johnson’s Life of Frederic Ruysch. Bulletin of the History of Medicine, Baltimore, 1939; 7: 324.
2.P. Scheltema:Het leven van Frederik Ruysch. M.D. dissertation, 1886.

7 comentários:

  1. Este cuadro de van Neck es interesantísimo. Ya lo conocía pero nunca tan bien descrito como lo haces tú, Renata. El detalle del hijo del Dr. Ruysch, el pequeño Hendrick, me encanta.
    Gracias, otra vez, Renata, y con ellas mi más afectuoso abrazo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Renata, muito bom o que li!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabêns pelo blog; excelentes posts, de um qualidade admirável.

    ResponderExcluir
  4. Esquecí meu português, Renata, mais acho que ainda fica alguma coisa pra poder dizer "parabêns".
    Gostei muito e vou voltar.

    JV

    ResponderExcluir
  5. Por ser Cirurgião Plástico adoro as "associações" entre a MEDICINA x ARTES, seus comentário enriquece meu dia-dia. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. Adorei, conteúdo bem compacto. Para quem quiser assistir um documentário em inglês: http://www.youtube.com/watch?v=D21y6dhj5To

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Mui interessante, e as artes dele, belíssimas. Inspiração.

    ResponderExcluir