sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Depressão na Obra de Pablo Picasso

“... toda mulher tem dois braços, dois olhos, dois seios, que são sempre assimétricos. O pintor pode e deve ressaltar as diferenças e não as semelhanças”. Pablo Picasso

A obra de Picasso foi profundamente influenciada por seus diversos relacionamentos amorosos. Em janeiro de 1936, o poeta Paul Eluard apresentou-lhe a fotógrafa e artista Dora Maar. Picasso retratou-a como mulher sofisticada, intelectual e dominadora (Retrato de Dora Maar,1937):


Retrato de Dora Maar (1937), Óleo sobre tela, 61 x 81 cm, Museu Picasso (Paris)

Com o passar do tempo, Dora revelou-se temperamental e depressiva, tornando-se a musa da aflição e do sofrimento de Picasso, sendo retratada com grandes distorções (Mulher Chorando,1937):


Mulher Chorando (1937); Óleo sobre tela, 60 x 40 cm; Tate Gallery (Londres)

Em 1944, a frágil Dora Maar sofreu depressão psicótica após separar-se de Picasso. A crise determinou o seu internamento num hospital psiquiátrico, embarcando posteriormente numa análise prolongada nas mãos de um jovem e, na altura, promissor psicanalista, chamado Jacques Lacan.

Dora viveu durante décadas acompanhada apenas por recordações do inesquecível amante. Conta-se que ela foi a única mulher que esteve intelectualmente à altura de Picasso.

REFERÊNCIAS:
1.BEZERRA, A. J. C. ; ARAÚJO, Jordano Pereira . Anatomia na obra de Pablo Picasso. Ética Revista, Brasília, v. 3, n. 2, p. 16-18, 2005.

9 comentários:

  1. Agradecendo a visita ao meu blog, passo aqui para deixar um carinhoso abraço e elogiar, mais uma vez, o belo trabalho que você apresenta neste espaço.
    Gosto muito da arte de Picasso.
    Yolanda

    ResponderExcluir
  2. Estava fazendo um trabalho escolar e não conseguia encontrar site que mostrassem obras de Pablo Picasso com nome e data...Foi quando encontrei seu blog. Obbrigada pela ajuda e continue falando sobre arte do modo que você fala.
    Geyna Aguiar

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Quais são as semelhanças entre elas?

    ResponderExcluir
  5. Quais são as semelhanças entre elas?

    ResponderExcluir
  6. Quais as cores usadas pelo artista?

    ResponderExcluir