segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A origem da expressão "tendão de Aquiles"

O tendão é assim chamado em honra de Aquiles, famoso personagem da Ilíada - poema épico grego - de Homero.

Aquiles, quando criança, foi batizado em um lago sagrado chamado Stix. Sua mãe o segurou pelos tornozelos e ele, de cabeça para baixo, foi imerso no lago. Ao retirá-lo da água, todo o seu corpo estava bento, exceto os tornozelos, que haviam permanecido enxutos. Aquiles desconhecia o fato de que seus tornozelos não estavam bentos e, portanto, eram vulneráveis. Durante um combate na guerra de tróia, uma flecha adversária o atingiu no tendão calcâneo (tendão de fixação distal dos músculos gastrocnêmio e sóleo no osso calcâneo), pondo-o fora de combate.

Essa pintura em vaso grego representa uma cena da Ilíada de Homero. Nela, vê-se o guerreiro grego Aquiles fazendo um curativo no braço de seu amigo Patroclo:


Aquiles tratando Patroclo. Vaso grego com figura em vermelho (500 a.C). Staatliche Museum (Berlim)

Em 1693, um anatomista francês chamado Phillipe Verheyen foi acometido de gangrena diabética na perna direita. Antes de se submeter à cirurgia de amputação do membro inferior doente, Verreyen pediu ao seu amigo ortopedista que, após a cirurgia, guardasse o membro amputado porque desejava, passado o período de convalescença, dissecar seu tendão calcâneo. Verreyen lembrou-se então do episódio ocorrido com Aquiles e passou, a partir daquele momento, nas suas aulas em público, a usar o nome tendão de Aquiles.

Aquiles Morrendo; estátua localizada nos jardins do Achilleion, em Corfu.

Atualmente com a abolição do uso dos termos eponímicos em Anatomia, o tendão de Aquiles voltou a ser chamado de tendão calcâneo.

REFERÊNCIAS:
BEZERRA, Armando "Admirável mundo médico: a arte na história da medicina" - Brasília, 2002
BEZERRA, A.J.C; DIDIO, L.J.A; PIVA JUNIOR,L. Terminos anatomicos en la iliada de Homero; Rev. Chil. Anat., 9(1): 73-77, 1991.

26 comentários:

  1. Pesquisando imagens da Mitologia, encontrei seu blog. Parabéns pelo conteúdo, Renata!
    Muito bom o material de pesquisa que você aborda em suas postagens.
    Meu abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava procurando este texto para minha aula de hoje de ciencias sobre A origem da expressão "tendão de Aquiles"

      Excluir
    2. Aqui foi a melhor resposta porque nos outros são tudo porcaria.Minha professora indicou esse blog

      Excluir
  2. gostei muito desse texto e rea o que eu procurava para aula de amanha de historia

    ResponderExcluir
  3. Olá Renata, parabéns pelo blog e pelo texto. A imagem de Aquiles, em Corfu, é de sua autoria? Você permitiria que eu a usasse, com os devidos créditos, em minha página sobre o simbolismo dos padrões geométricos (e de corpo humano)no Facebook? Muito grata pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Finalmente um blog que presta Obs:Continueeu amei!

    ResponderExcluir
  5. kkk era oq eu precisava pra aula de ciências amanha

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. eu tenho aula de ciências e pidiram para eu procurar.

    ResponderExcluir
  8. simplismente amei!!!!! poucas palavras mais muita informação!!

    ResponderExcluir
  9. Amei muito legal e interessante
    Era oq eu procurava pra minha aula de ciências semana que vem

    ResponderExcluir