domingo, 12 de setembro de 2010

Dr. Gachet - O médico de Van Gogh

"Encontrei em Gachet um verdadeiro amigo." Van Gogh

Paul Ferdinand Gachet, médico que tornou-se um dos mais íntimos amigos de Van Gogh, era um clínico geral famoso por tratar "humanamente" os insanos. Apaixonado por arte, também gostava de pintar, admirava e incentivava o trabalho do amigo. Foi o único médico que aceitou com prazer os quadros de Van Gogh como forma de pagamento. Inclinado aos estudos da mente humana, sua tese de graduação em Medicina teve como tema a "melancolia", mas talvez, todos os seus incansáveis esforços para amenizar o sofrimento emocional de seus pacientes, surgiram a partir da própria dor. Em carta a Theo, Van Gogh escreveu:

O Dr. Gachet diz que sou excêntrico, mas quando olho-o vejo que luta contra um problema nervoso que certamente está a sofrer tão seriamente quanto eu. É a sua profissão de médico que o mantém, aparentemente, em equilíbrio. (Auvers-sur-Oise, 20 May 1890)

No “Retrato do Dr. Gachet” Van Gogh o retratou com um rosto perturbado, numa expressão de profundo desespero. Além da tristeza do médico, também foi pintado no quadro uma haste de Digitalis purpúrea (planta a partir da qual a droga que Van Gogh utilizou é extraída):




Cem anos após a morte de Van Gogh, o "Retrato do Dr. Gachet" foi leiloado por RS$ 82,5 milhões. Um recorde até então.

Para a posteridade, o Dr. Gachet nos deixou uma gravura que fez de Vicent no leito de morte, como última homenagem ao amigo. O pintor não está de barba, como nos auto-retratos; foi banhado e cuidadosamente barbeado antes de seu corpo ser enterrado em Auvers-sur-Oise.

Van Gogh no Leito de Morte (1890).Dr. Gachet. Carvão sobre papel . Museu d'Orsay (Paris)



LEIA MAIS:
Vicent van Gogh - Os Dois Pólos do Artista

2 comentários:

  1. Parabéns pela idéia de nos fazer representar o Dr. Gachet. Temos exatamente esta sensação: a do Médico ouvindo o seu paciente, numa relação de humanismo e calmaria parnasiana, elementos totalmente plastificados nos dias atuais. Naquela época, Naqueles momentos, dar ouvido ao paciente parecia ser, salvo engano, o meio mais próximo para se chegar ao diagnóstico, principalmente na área da Psiquiatria.

    ResponderExcluir
  2. Olá! A minha admiração rendeu um prêmio ao seu blog: http://ericksonianamente.blogspot.com/2010/09/premio-dardos.html

    abraço :)

    ResponderExcluir