domingo, 14 de novembro de 2010

Dr. Frederick Banting: O Artista que Descobriu a Insulina.

“Quanto mais penso na cidade mais quero morar no campo, e quanto mais penso em ser pesquisador, mais quero ser um artista.” Frederick Banting.
Frederick Grant Banting, foi simplesmente a figura central na descoberta de uma das drogas mais importantes da terapêutica médica atual: a insulina. O médico é também autor de centenas de magníficas pinturas canadenses.

O Diabetes mellitus é uma doença conhecida desde os antigos egípcios. Estudos datados de cerca de 1500 a.C. descrevem um mal capaz de fazer as vítimas eliminarem a urina um tanto adocicada, característica que lideraria muito tempo depois a identificação do diabetes. Dando um salto na história da doença, encontramos autópsias realizadas a partir de 1850 mostrando que o pâncreas de pessoas mortas por diabetes não funcionavam satisfatoriamente.

A droga que revolucionou o tratamento dos diabéticos foi descoberta e estudada por quatro cientistas, sendo o principal deles Frederick Banting. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, isolado entre os anos de 1921 e 1922 na Universidade de Toronto.

Muitos cientistas especularam que algumas células especializadas do pâncreas, chamadas ilhotas de Langerhans, fabricavam um componente químico capaz de regular o nível de açúcar do sangue. A doença, por conseguinte, surgiria sempre que houvesse uma falha na produção desse elemento.

Frederick Banting, então cirurgião ortopédico em Ontário, Canadá, recebeu a incumbência de estudar a função das ilhotas pancreáticas. Também recebeu alguns cães para experimento. Logo descobriu que o extrato pancreático produzido nos experimentos reduzia a hiperglicemia e a glicosúria dos cães submetidos a pancreatectomia.

Após as indispensáveis fases de estudo, purificação e experimentação, no dia 11 de janeiro de 1922, a substância derivada do extrato, chamada hoje de insulina, foi testada com sucesso em Leonard Thompson, um garoto diabético de quatorze anos, internado em estado grave no Hospital Geral de Toronto. A partir dali, mesmo não representando um método curativo, a descoberta salvou e prolongou um número simplesmente incontável de vidas.

Milhões de crianças em todo o mundo vivem mais e melhor após a milagrosa experiência de Banting. O impacto positivo que a descoberta da insulina exerceu sobre a humanidade é comparado apenas aos resultados oriundos da descoberta da penicilina.

E sua arte?

Um dos sonhos de Frederick Banting era aposentar-se aos cinqüenta anos, partir para as geladas montanhas de sua terra natal e viver o resto da vida a pintar. Desde menino o médico demonstrava habilidade para o desenho. Na escola dizia sentir grande satisfação ao cursar matérias ligadas às artes. Pouco antes de se consagrar como um dos maiores benfeitores da história da humanidade, buscando aliviar a inevitável tensão gerada pela prática médica, Banting decidiu pintar.

Exceto alguns trabalhos sobre outros países europeus, a grande maioria de suas pinturas traziam o Canadá como tema. Os críticos da época elevaram-o ao status de um dos melhores pintores canadenses. Dois anos após sua morte, em fevereiro de 1943, duzentos de seus desenhos e pinturas foram expostos no Hart House Art Gallery, em Toronto.

Sir Frederick Grant Banting (1891-1941).A Aldeia no Inverno. Óleo sobre Painel 22x26.2cm. Canadá.

Frederick Grant Banting (1891-1941). Cobalt, Ontário.1932. Óleo sobre painel, 8x10cm. Canadá.

“O que levou um grande pesquisador a tornar-se um pintor?” perguntaram os editores de uma revista publicada pela Associação Canadense de Diabéticos. Eles mesmos deram a resposta: “Provavelmente porque se preocupava com o Canadá, com as pessoas, com a Terra. Ele foi acima de tudo um humanista – profundamente envolvido com a vida e suas facetas.”

REFERÊNCIAS:
1.
Sir Frederick Grant Banting. Gallery Walter Klinkhoff
2.
"Frederick Grant, Artist" Canadian Diabetes Association.
3.Souza, Álvaro N. – Grandes médicos e grandes artistas – nomes que deram vida, a medicina e as artes. – Salvador, BA, 2006.
4. The Canadian Diabetic Association Newsletter. "Banting - The Artist." First quarter, vol 1; 1967.

7 comentários:

  1. Muito interessante e oportuno o texto Renata! Desconhecia todas as informações aqui citadas.

    ResponderExcluir
  2. No sabía que Banting pintaba, Renata. Es una refrescante delicia contemplar sus paisajes nevados aquí, en el sur de Andalucía, donde nunca nieva, y todavía, prácticamente, en invierno, la gente va a la playa. No tenemos nieve, pero sí algunas maravillosas playas, como en Brasil.
    ¡Enhorabuena por esta magnífica entrada! Cada día admiro más tu trabajo.
    "Beijos!"

    ResponderExcluir
  3. "A Arte da Medicina" foi colocada hoje no blogroll do "Acta Pulmonale", um dos meus blogs.
    Paulo Gurgel, pneumologista em Fortaleza

    ResponderExcluir
  4. OLÁ AMIGOS...TEM UM FATO INTERESSANTE QUE NAO FOI DITO,,,NUMA NOITE FREDERICK ESTAVA DORMINDO SE LEVANTOU PEGOU UM PEDAÇO DE PAPEL E CANETA , E ESCREVEU ALGO E VOLTOU A DORMIR ,QUANDO ACORDOU NO DIA SEGUINTE LEMBROU-SE QUE HAVIA ESCRITO ALGO ,E FOI OLHAR, E NO PAPEL ESTAVA ESCRITO ASSIM:LIGAR O CONDUTO DEFERENTE DO PÂNCREAS DE UM CÃO , ESPERAR ALGUMAS SEMANAS ATÉ QUE A GLÂNDULA SE ATROFIE , CORTAR LAVAR E FILTRAR A SECREÇÃO .FOI ASSIM QUE ELE DESCOBRIU A INSULINA.FICA A CRITÉRIO DE CADA UM IMAGINAR COMO TANTAS DESCOBERTAS IMPORTANTES FORAM REALIZADAS C\ SUCESSO ,P\ O BEM DA HUMANIDADE.

    ResponderExcluir
  5. OLÁ AMIGOS...TEM UM FATO INTERESSANTE QUE NAO FOI DITO,,,NUMA NOITE FREDERICK ESTAVA DORMINDO SE LEVANTOU PEGOU UM PEDAÇO DE PAPEL E CANETA , E ESCREVEU ALGO E VOLTOU A DORMIR ,QUANDO ACORDOU NO DIA SEGUINTE LEMBROU-SE QUE HAVIA ESCRITO ALGO ,E FOI OLHAR, E NO PAPEL ESTAVA ESCRITO ASSIM:LIGAR O CONDUTO DEFERENTE DO PÂNCREAS DE UM CÃO , ESPERAR ALGUMAS SEMANAS ATÉ QUE A GLÂNDULA SE ATROFIE , CORTAR LAVAR E FILTRAR A SECREÇÃO .FOI ASSIM QUE ELE DESCOBRIU A INSULINA.FICA A CRITÉRIO DE CADA UM IMAGINAR COMO TANTAS DESCOBERTAS IMPORTANTES FORAM REALIZADAS C\ SUCESSO ,P\ O BEM DA HUMANIDADE.

    ResponderExcluir
  6. O Dr. Banting passava um tempo considerável a fazer experiências e ler toda a literatura internacional sobre o assunto. Uma noite atingiu o limite da exaustão e adormeceu. Enquanto dormia, sua mente subconsciente instruiu-o no sentido de extrair o resíduo do tubo pancreático degenerado de cachorros. Foi esta a origem da insulina, que tem ajudado milhões de pessoas no mundo inteiro.

    ResponderExcluir