sábado, 10 de agosto de 2013

Segredo Médico em "Caravaggio"

É inato e instintivo que o médico adepto ao diagnóstico por meio de inspeção geral intua ante uma obra de arte que destaca características físicas sugestivas de um quadro patológico específico.

A tela “Cupido Dormindo”, do mestre italiano Caravaggio, retrata uma criança de aparentemente dois anos de idade, dormindo em pose descontraída, num decúbito dorsal onde faz-se vistosa a pele amarelada da barriga, o tronco ligeiramente inclinado para a esquerda e a perna direita parcialmente apoiada na esquerda.

A corda rota e o arco e flecha postos de lado parece significar o abandono dos prazeres mundanos.

O pequeno cupido detém um segredo médico. Mais que dormindo, está falecido: seus lábios estão cianóticos.

"Cupido Dormindo", 1608. Caravaggio. Palazzo Pitti (Florença).  

O cadáver da criança retratada ressalta de imediato a notória deformação torácica, mercê da combinação de um acentuado rosário costal e de uma profunda depressão na altura do rebordo costal.

O abdome afigura-se distendido, com uma cicatriz umbilical proeminente. Tanto o punho como o tornozelo esquerdo exibem proeminências, situadas na altura proximal das correspondentes articulações.

A primeira vista, em conformidade com noções clássicas, a impressão diagnóstica é de um pré-escolar que padece um raquitismo florido. Diagnóstico sustentado no típico e aparente rosário costal, classicamente interpretado como indicativo de alargamento da junção condrocostal e na profunda depressão da junção inferior do tórax, a maneira do característico sulco de Harisson (ou cinta raquítica).

A deformação articular a nível do punho e tornozelo, que dá lugar as patognomônicas deformidades respectivamente conhecidas como edemas radiais e maleolares, é a expressão tangível e visível do alargamento metafisário característico do osso raquítico. Também a hipertrofia das articulações maiores, como os joelhos, ocorrem também no raquitismo grave.

O abdome distendido indicaria hipotonia muscular, provavelmente associada a hepatoesplenomegalia, também típica do raquitismo carencial grave. Menos claro, embora sugestivo, é a braquicefalia e as gibas frontais, assim como os dedos fusiformes da mão direita.

A postura do menino parece ser antálgica, visto que ocorrem dores ósseas na doença raquítica avançada.

Em 1994, a renomada Lancet publicou um artigo defendendo que o Cupido Dormindo sofria de artrite reumatoide juvenil. Ao autor do dito artigo as articulações parecem inflamadas, visto que nelas são estampadas uma tonalidade rósea. A proeminência na extremidade ulnar esquerda é interpretada como um cisto sinovial. O abdome seria conseguinte a amiloidose secundária. Caravaggio pintou o pequeno Cupido em malta, durante o ano de 1608.

O pintor representou o deus como uma feia e deforme criança, em vez de um charmoso adolescente, como à época era usual, fazendo assim alusão a própria personalidade, que contrasta um artista sublime com um sujeito propenso a perversões e violência.

REFERÊNCIAS:
1.Espinel CH. Caravaggio's "Il Amore Dormiente": a sleeping cupid with juvenile rheumatoid arthritis. Lancet. 1994 Dec 24-31;344.
2.S, Faure-Fontenla MA. Rachitis, not arthritis, in Caravaggio´s sleeping child: Lancet 1995;345:801.
3. Silvestre Frenk. Un amorcillo raquítico. Acta Pediatr Mex 2010;31(5):259-260.

5 comentários:

  1. Oi Renata, tudo bem?
    Faz tempo que não vejo seus posts...
    Gostei muito da análise que você fez da obra de Caravaggio.
    Como está indo a residência? Está se especializando em que área?
    Continua em Brasília?
    Quando puder, mande notícias.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Excelente análise. Caravaggio sempre polêmico. Parabéns Remata!

    ResponderExcluir
  3. Seus post's sempre incríveis!
    Não fique tanto tempo sem postar nada.
    Parabéns e que venha mais post's!!!!
    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suy, fico feliz com o seu comentário! Incentiva-me a publicar mais. Tenho muitas ideias, entretanto, nos últimos meses meu tempo tem sido escasso. Sempre que der, publicarei aqui! Muito obrigada! Abraços

      Excluir