terça-feira, 8 de novembro de 2011

Descrição de Acidente Vascular Encefálico na Bíblia Sagrada

Em 1861, Paul Broca exibiu à sociedade científica o caso de uma paciente que apresentou afasia motora e hemiplegia direita após lesão no giro frontal inferior esquerdo. Esta descrição é considerada um marco na história da neurologia, entretanto, há evidências de que há mais de dois mil anos esses sinais já haviam sido descritos no Livro Sagrado.

Se eu me esquecer de ti, Oh Jerusalém, que a minha mão direita se paralise; 6 - Que minha língua se me apegue ao paladar, se eu não me lembrar de ti, se não puser Jerusalém acima de todas as minhas alegrias...(Salmos 137:5)

Provavelmente, a primeira descrição de Acidente Vascular Encefálico (AVE) foi registrada no capítulo 137 do livro bíblico de Salmos. O significado deste Salmo seria uma invocação a um castigo correspondente a um AVE da artéria cerebral média esquerda.

A paralisia da mão direita associada à imobilidade da língua descreve a forma sintomatológica clássica de AVE com hemiplegia direita e afasia motora.

REFERÊNCIAS:
1.Resende LA, Weber SA, Bertotti MF, Agapejev S. Stroke in Ancient Times: A Reinterpretation of Psalms 137:5,6. Arq Neurosiquiatr. 2008;66:581–3.
2.Tubbs RS, Loukas M, Shoja MM, Cohen-Galdol AA, Wllons III JC, Oakes WJ. Roots of Neuroanatomy, Neurology, and Neurosurgery as found in the Bible and Talmud. Neurosurgery. 2008;63:156–63.

6 comentários:

  1. E ainda existem pessoas que duvidam do ser inteligente que inspirou as escrituras sagradas. Muito bem observado!

    ResponderExcluir
  2. "Flor", realmente, não se pode negar a grandeza histórica e cultural contida nas escrituras sagradas. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu já li um livro faz muitos anos, da Editora Betânia, que me dói muito não haver comprado e hoje sequer lembro o nome. Sei que foi escrito por um médico e ele prova através da medicina que todas as proibições do AT tinha tudo haver com saúde.

    Muito bom que Mariani tenha publicado seu blog no meu mural. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Guiomar é esse livro aqui? http://www.editorabetania.com.br/produto/2969729/Manual-dos-Tempos-e-Costumes-Biblicos

    ResponderExcluir
  5. a lesão seria no membro anterior da cápsula interna.... obrigado pela informação

    ResponderExcluir
  6. Esse momento é tão real, tão bem explicitado aqui. É como um filme revisado neste exato momento.

    ResponderExcluir