Se eu me esquecer de ti, Oh Jerusalém, que a minha mão direita se paralise; 6 - Que minha língua se me apegue ao paladar, se eu não me lembrar de ti, se não puser Jerusalém acima de todas as minhas alegrias...(Salmos 137:5)
Provavelmente, a primeira descrição de Acidente Vascular Encefálico (AVE) foi registrada no capítulo 137 do livro bíblico de Salmos. O significado deste Salmo seria uma invocação a um castigo correspondente a um AVE da artéria cerebral média esquerda.
A paralisia da mão direita associada à imobilidade da língua descreve a forma sintomatológica clássica de AVE com hemiplegia direita e afasia motora.
REFERÊNCIAS:
1.Resende LA, Weber SA, Bertotti MF, Agapejev S. Stroke in Ancient Times: A Reinterpretation of Psalms 137:5,6. Arq Neurosiquiatr. 2008;66:581–3.
2.Tubbs RS, Loukas M, Shoja MM, Cohen-Galdol AA, Wllons III JC, Oakes WJ. Roots of Neuroanatomy, Neurology, and Neurosurgery as found in the Bible and Talmud. Neurosurgery. 2008;63:156–63.
E ainda existem pessoas que duvidam do ser inteligente que inspirou as escrituras sagradas. Muito bem observado!
ResponderExcluir"Flor", realmente, não se pode negar a grandeza histórica e cultural contida nas escrituras sagradas. Abraços!
ResponderExcluirEu já li um livro faz muitos anos, da Editora Betânia, que me dói muito não haver comprado e hoje sequer lembro o nome. Sei que foi escrito por um médico e ele prova através da medicina que todas as proibições do AT tinha tudo haver com saúde.
ResponderExcluirMuito bom que Mariani tenha publicado seu blog no meu mural. Abraço.
Guiomar é esse livro aqui? http://www.editorabetania.com.br/produto/2969729/Manual-dos-Tempos-e-Costumes-Biblicos
ResponderExcluira lesão seria no membro anterior da cápsula interna.... obrigado pela informação
ResponderExcluirEsse momento é tão real, tão bem explicitado aqui. É como um filme revisado neste exato momento.
ResponderExcluir