Os indivíduos portadores da síndrome são excepcionalmente simpáticos, apresentam gosto exacerbado por música e, ao comunicar-se, exageram nas expressões faciais e gestos, tendendo a utilizar uma linguagem rica, com termos incomuns, ritmo exagerado e intensidade emocional.
Fenotipicamente, apresentam aparência distinta, com face “élfica”: nariz pequeno e empinado, íris azul, lábios proeminentes, boca entreaberta, dentição pouco desenvolvida e sorriso freqüente.
SpongeBob SquarePants (no Brasil, Bob Esponja Calça Quadrada) é uma série de televisão americana de desenho animado criada pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg.
Bob Esponja |
Não somente a personalidade, mas também a face do personagem Bob Esponja é parecida com a dos portadores da Síndrome de Williams, com grandes íris azuis, um nariz curto, grosso e arrebitado, uma grande boca contendo poucos e proeminentes dentes.
As semelhanças não param por aí! Bob Esponja é considerado um cantor fantástico, utilizando muitas vezes seu nariz como uma flauta, no que é muito bom.
Analogamente, as crianças com síndrome de Williams possuem habilidades musicais, com facilidade para aprender rimas e canções, demonstrando muita sensibilidade sonora e concomitantemente boa memória auditiva.
Apresentando incoodenação motora, Bob tem sérios problemas com direção, continuando por isso a frequentar as aulas de direção da Senhorita Puff (instrutora da auto escola que Bob estuda).
Também as vítimas da síndrome, por consequência de atraso psicomotor, frequentemente tem problemas de coordenação e equilíbrio.
Embora normalmente visto (principalmente por Lula Molusco) como infantil e estúpido, Bob Esponja é um personagem enérgico, otimista, autoconfiante, determinado, dramático, bondoso e inocente.
REFERÊNCIAS:
Personagens de desenho com transtornos psiquiátricos.
Wikipedia: Bob Esponja
Wikipedia: Síndrome de Williams
Nossa que interessante !
ResponderExcluirNão conhecia essa Síndrome.
hahahah
ResponderExcluir#Adorei!
Oi Renata,
ResponderExcluirQue interessante, não conhecia essa síndrome, muito menos essa associação com o Bob Esponja!
Adorei!
Bjs
P.S. :Tem muitas novidades lá no blog. Se puder, passe lá e dê notícias.
Estou curiosa para saber se tudo deu certo para você.
Olá Renata, esse link da FIOCRUZ pode ajudar a enriquecer esta matéria!
ResponderExcluirhttp://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/sindrome-willians.htm
Incrível seu blog!
ResponderExcluirAdorei a matéria...eu tenho a filha Willian!
ResponderExcluirAdorei!!! meu filho tem síndrome de Williams , e por coincidência adora Bob esponja rs
ResponderExcluirMuito legal!!!
ResponderExcluir