quinta-feira, 14 de junho de 2012

Anatomia do coração no teto da capela sistina, por Michelangelo

Sibilas são um grupo de personagens da mitologia greco-romana, descritas como sendo mulheres que possuem poderes proféticos sob inspiração de Apolo.

A Sibila de Cumas é considerada como a mais importante das dez sibilas conhecidas. Tinha o dom da profecia, e fazia suas previsões em versos. É conhecida como a "sibila de Cumas" por ter passado a maior parte de sua vida nesta cidade, situada na costa da Campânia (Itália).

Apolo, deus que inspirava as profecias da sibila, prometeu-lhe realizar o que desejasse. A Sibila então colocou um punhado de areia em sua mão e pediu-lhe para viver tantos anos quantos fossem as particulas de terra que ali tinha. Mas esqueceu-se de rogar, também, pela eterna juventude, assim foi que com os anos tornou-se tão consumida pela idade que teve de ser encerrada no templo de Apolo em Cumas. Conta a lenda que viveu nove vidas humanas com duração de 110 anos cada.

Michelangelo retratou a Sibila de Cumas como uma profetisa robusta e musculosa, apesar do rosto envelhecido.

Embutido neste afresco, situado no teto da Capela Sistina, nota-se uma fiel representação anatômica da vista anterior do saco pericárdico e dos grandes vasos sanguíneos:

A Sibila de Cumas. Capela Sistina (Itália).
Pistas: O manto sobre a perna direta da sibila tem o formato da representação leiga de um coração. Os dois querubins à esquerda. O querubim de trás repousa a mão sobre o precórdio do querubim que está à frente.



Achados anatômicos: A bolsa pendurada pela alça que emerge logo abaixo do livro adornada com uma franja vermelha, que deixa aparente a extremidade de um rolo de papel, corresponde à vista anterior do saco pericárdico e dos grandes vasos. A veia cava corresponde à alça da bolsa (a), e a emergência da aorta corresponde à ponta do rolo de papel (b). A franja vermelha corresponde à borda do diafragma (c) inserida ao pericárdio.

A coxa e a perna direita da sibila de Cumas chamam a atenção tanto pelo volume como pela cor vermelha iluminada. Também nesta cena Michelangelo retratou, sob outra perspectiva, o coração com o saco pericárdico aberto:


Observa-se acima o coração envolto pelo pericárdio e as duas coronárias – direita (d) e esquerda (e) – percorrendo os seus trajetos estão representados no manto sobre a coxa direita da sibila.

REFERÊNCIAS:
BARRETO, Gilson "A Arte Secreta de Michelangelo - Uma Lição de Anatomia na Capela Sistina. São Paulo: Arx, 2004

8 comentários:

  1. Boa tarde!

    Histórias reais de mais de 30 anos de atendimento médico de urgência:

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    Se puder divulgar eu agradeço!

    Abraço e parabéns pelo Blog!

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  2. No cabe duda del parecido tan sorprendente, Renata.
    ¿Pero fue un guiño anatómico del autor o más bien una pareidolia nuestra?
    Difícil decidir.
    Me ha encantado el post.
    Saludos desde España

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    1. Juan, a obra de Michelangelo é toda ela surpreende, de fato. Agradeço o comentário e a visita. Abraços

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  3. Não há Michelangelo que chegue aos pés do coração que você está eternizando sobre minha cúpula diafragmática...

    Te amo!

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  4. Belo post Sra. Médica.
    A Capela Sistina realmente é cheia de mistérios e simbolismos embutidos. Há pouco tempo obtive uma infomação interessante sobre o significado do afresco "A Criação de Adão". Pegue a imagem de um cérebro com a parte esquerda virada para você e coloque a "Criação de Adão" ao lado da mesma, e sorria com a surpresa.

    Pax et Lux !

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  5. Mauricio, a capela é realmente cheia de segredos supreendentes. Já postei alguns aqui. Aliás, um dos primeiros textos desse blog, foi sobre "A Criação de Adão", confira no link "Anatomia". Obrigada! :)

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  6. Mas o Michelângelo nunca estudou anatomia humana de forma tão profunda. O conhecimento dele vinha somente dos estudos da estatuária e anatomia clássicas, que não apresentavam detalhes internos ao corpo.

    Quem desenvolveu o estudo mais aprofundado da arte, baseado na dissecção foi o Leonardo daVinci...

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