quinta-feira, 24 de maio de 2012

Síndrome de Cushing e o personagem Barney, d’Os Simpsons.

A síndrome de Cushing é a resultante fenotípica da exposição crônica a concentrações elevadas de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta à liberação de ACTH na hipófise anterior.

A causa mais comum de síndrome de cushing é a iatrogênica, pela administração de glicocorticoides nas mais diversas situações clínicas. As causas endógenas de hipercortisolismo são divididas em dois grandes grupos: ACTH-dependente, representada pela doença de Cushing e ACTH-independente, cujo protótipo é o adenoma adrenal.

Analisando o personagem Barney Gumble, alcoólatra da série animada Os Simpsons, nota-se claramente características fenotípicas da síndrome de Cushing:



Apesar de ser um hormônio catabólico, o cortisol leva ao acúmulo de gordura abdominal. O motivo é a expressão muito maior, tanto do receptor para glicocorticoide como da enzima formadora de cortisol, no omento do que no restante do subcutâneo. O resultado é a obesidade tronco-facial e, graças ao desenvolvimento de atrofia e fraqueza muscular pelo catabolismo proteico, associa-se ao quadro extremidades finas e consumidas.

Outros achados característicos são: deposição anormal de gordura na fossa supraclavicular e temporal, hirsutismo, fraqueza muscular proximal, estrias violáceas largas (>1 cm), aparecimento de irritabilidade, redução da cognição e da memória de curto prazo e osteoporose.

O tipo físico de Barney foi inspirado em vários biriteiros americanos:
Estendendo a analogia e levando em consideração o alcoolismo do personagem, ouso dizer que Barney representa um clássico portador da síndrome de pseudo-cushing (que compartilha muitas das características clínicas e bioquímicas da síndrome de Cushing), tendo como uma possível etiologia a alteração da atividade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal pelo consumo exagerado de álcool ou pela interrupção abrupta do mesmo.

REFERÊNCIAS: 
1.Romanholi, D. “Estados de pseudo-Cushing”. Arq Bras Endocrinol Metab vol.51 no.8 São Paulo Nov. 2007.

8 comentários:

  1. Medicina sem fronteiras até nos simpsons!!! Gostaria se pudessem diagnosticar Gregory House.Acho que seria do espectro autista mas de auto desenpenho.
    Blog legal!!1

    ResponderExcluir
  2. MedCurso MedCel 2017 mais Vídeos mais 700 Livros de Medicina
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2017!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas novas, São mais de 67 apostilas.

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2017, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2017 (110 gigas), Simulados Medcurso 2015, 2016, 2017.
    Super brinde
    700 Livros de Medicina
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    5

    ResponderExcluir
  3. Você deseja adquirir esse material abaixo?
    1) Vídeo Aulas + Apostilas do MEDCURSO + MED 2019 COMPLETOS
    Já estão PRONTOS PARA DOWNLOAD.

    2) Vídeo Aulas do MEDCURSO + MED 2020 COMPLETOS em andamento.
    Estarão prontos até o final do curso (Novembro/2020)

    Contato para aquisição: erickjhonatanmed@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Cuidado gente. Esse cara é um golpista. (erickjhonatanmed@gmail.com) Ele fala dos outros vendedores que mudam os nomes dos arquivos pra parecer atualizado mas é ele quem faz isso! Ele fala que tem as apostilas do medcurso 2019 mas é so a capa. Teve a cara de pau de mudar só a capa das apostilas de 2017. A edição de 2019 tem o índice diferente. 

    DIGITEM O EMAIL DELE NO GOOGLE, ELE POSTA ISSO EM VÁRIOS GRUPOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui estou, o Erick. Nobre concorrente, quanto mais você comenta sobre mim, vejo pessoas sendo voluntárias em testemunhar que não sou nada do que você diz. Para o bom entendedor, um único testemunho a meu favor derruba todos os seus comentários espúrios. A propósito, você seria uma Associação Médica de que? De onde? Você sim, vende material de 2015, diz que seus materiais são os mais completos e atualizados, mas só tem material de 2015. Quando um cliente meu me pede amostras, eu envio justamente aquele material de 2019 e de 2020. Já o seu material, é desatualizado, não tem haver com os protocolos de nossa rica literatura médica, e caíram em desuso para exames importantíssimos da nossa vida acadêmica de residência e nos exames do REVALIDA.

      Excluir
  5. e ae erick, to vendo que seu desespero ta aumentando? vendendo ate num blog de 2012? kkkkkk esse cara é o maior pilantra. policia já ta na cola dele mermao

    ResponderExcluir
  6. INÉDITO:
    Tenho as Vídeo Aulas do MEDCURSO + MED. TUDO 2020. Inclusive as aulas presenciais que foram gravadas em estúdio por conta do isolamento social provocado pela COVID-19.
    Tenho, também, as APOSTILAS do MEDCURSO 2018 e do INTENSIVÃO 2019 em PDF.

    Material TOP para o seu estudo do REVALIDA ou INTERNATO.

    Faça sua aquisição fazendo pagamento seguro e com garantia usando o SEU SALDO no Mercado Pago, e tenha descontos imperdíveis.

    E se for do seu interesse, mesmo depois de você ter recebido todo o seu material, ainda lhe ensino como você ter o seu dinheiro devolvido pelo Mercado Pago.
    Que bacana,né?

    Amostras para degustação válidas até 29/10/2020:
    MEDGRUPO 2020
    (https://we.tl/t-otSbFyWHr5)

    Só atendo pelo e-mail: medicinaquasegratis@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. VIDEO AULAS REVISÃO E PRESENCIAIS DO MEDCURSO + MED 2020
    Amostras para degustação válidas até 26/11/2020:(https://we.tl/t-OtnOqdRCQb)
    CONTATO: medicinaquasegratis@gmail.com

    ResponderExcluir