sexta-feira, 25 de maio de 2012

Adrenoleucodistrofia no filme "Óleo de Lorenzo"

Dirigido por George Miller, Óleo de Lorenzo (1992) é um enternecedor filme baseado em fatos reais que conta a história de Lorenzo Adone, um garoto que aos cinco anos de idade recebe o diagnóstico de adrenoleucodistrofia (ADL), doença que o levaria à morte em menos de três anos.


A ADL é uma doença rara (1:25.000), ligada ao cromossomo X, causada pela deficiência da proteína transportadora de Acil-coenzima A, que é encontrada na membrana dos peroxissomos e está relacionada ao transporte de ácidos graxos para o interior dessa estrutura celular; por conseguinte, há acúmulo de ácidos graxos de cadeia longa principalmente na adrenal e no sistema nervoso central.

A adrenoleucodistrofia deve ser lembrada quando um paciente jovem do sexo masculino apresenta sinais de hipocortisolismo e distúrbios neurológicos, como espasticidade de membros inferiores e/ou distúrbios das funções vesical e sexual.

Augusto e Michaela Odone, pais de Lorenzo, frustrados com a falta de tratamento, resolveram se aprofundar no assunto, e após inúmeras pesquisas, desenvolvem um óleo terapêutico – o óleo de Lorenzo (mistura dos derivados dos ácidos oleico e erúcico), que atua interrompendo a síntese dos ácidos graxos, estagnando a evolução de algumas doenças desmielinizantes, como a ALD.

Augusto, Michaela e Lorenzo Odone.
Por sua importante contribuição à medicina, o pai de Lorenzo recebeu o título de Doutor honorário. Lorenzo Odone faleceu em 30 de maio de 2008, aos 30 anos de idade, por broncoaspiração. Antes do óleo que leva seu nome, a expectativa de vida para esses pacientes era de, no máximo, dez anos.

3 comentários:

  1. Renata, creio que já vi este filme umas 4 vezes pelo menos. É belo e radiante. A luta deles contra um coletivo que se impõe ignorantemente sobre a liberdade do indivíduo e dos pais é um dos pontos mais contundentes do filme.

    Parabéns pela sua postagem!

    Fábio.

    ResponderExcluir
  2. MedCurso MedCel 2017 mais Vídeos mais 700 Livros de Medicina
    Conjunto de apostilas MedCurso e MedCel 2017!
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    Email: medicina.brasil001@gmail.com

    Apostilas novas, São mais de 67 apostilas.

    Vídeo aulas MedCurso - Revisão e presenciais (mais de 90 gigas).

    Todas as apostilas MED 2017, Curso MedCel vídeo aulas e apostilas 2017 (110 gigas), Simulados Medcurso 2015, 2016, 2017.
    Super brinde
    700 Livros de Medicina
    Entre em contato através do email: medicina.brasil001@gmail.com
    Site: http://bitly.com/2P2quzr
    4

    ResponderExcluir
  3. Augusto, Michaela e Lorenzo Odone



    -andrewMReed

    ResponderExcluir