sábado, 10 de agosto de 2013

Segredo Médico em "Caravaggio"

É inato e instintivo que o médico adepto ao diagnóstico por meio de inspeção geral intua ante uma obra de arte que destaca características físicas sugestivas de um quadro patológico específico.

A tela “Cupido Dormindo”, do mestre italiano Caravaggio, retrata uma criança de aparentemente dois anos de idade, dormindo em pose descontraída, num decúbito dorsal onde faz-se vistosa a pele amarelada da barriga, o tronco ligeiramente inclinado para a esquerda e a perna direita parcialmente apoiada na esquerda.

A corda rota e o arco e flecha postos de lado parece significar o abandono dos prazeres mundanos.

O pequeno cupido detém um segredo médico. Mais que dormindo, está falecido: seus lábios estão cianóticos.

"Cupido Dormindo", 1608. Caravaggio. Palazzo Pitti (Florença).  

O cadáver da criança retratada ressalta de imediato a notória deformação torácica, mercê da combinação de um acentuado rosário costal e de uma profunda depressão na altura do rebordo costal.

O abdome afigura-se distendido, com uma cicatriz umbilical proeminente. Tanto o punho como o tornozelo esquerdo exibem proeminências, situadas na altura proximal das correspondentes articulações.

A primeira vista, em conformidade com noções clássicas, a impressão diagnóstica é de um pré-escolar que padece um raquitismo florido. Diagnóstico sustentado no típico e aparente rosário costal, classicamente interpretado como indicativo de alargamento da junção condrocostal e na profunda depressão da junção inferior do tórax, a maneira do característico sulco de Harisson (ou cinta raquítica).

A deformação articular a nível do punho e tornozelo, que dá lugar as patognomônicas deformidades respectivamente conhecidas como edemas radiais e maleolares, é a expressão tangível e visível do alargamento metafisário característico do osso raquítico. Também a hipertrofia das articulações maiores, como os joelhos, ocorrem também no raquitismo grave.

O abdome distendido indicaria hipotonia muscular, provavelmente associada a hepatoesplenomegalia, também típica do raquitismo carencial grave. Menos claro, embora sugestivo, é a braquicefalia e as gibas frontais, assim como os dedos fusiformes da mão direita.

A postura do menino parece ser antálgica, visto que ocorrem dores ósseas na doença raquítica avançada.

Em 1994, a renomada Lancet publicou um artigo defendendo que o Cupido Dormindo sofria de artrite reumatoide juvenil. Ao autor do dito artigo as articulações parecem inflamadas, visto que nelas são estampadas uma tonalidade rósea. A proeminência na extremidade ulnar esquerda é interpretada como um cisto sinovial. O abdome seria conseguinte a amiloidose secundária. Caravaggio pintou o pequeno Cupido em malta, durante o ano de 1608.

O pintor representou o deus como uma feia e deforme criança, em vez de um charmoso adolescente, como à época era usual, fazendo assim alusão a própria personalidade, que contrasta um artista sublime com um sujeito propenso a perversões e violência.

REFERÊNCIAS:
1.Espinel CH. Caravaggio's "Il Amore Dormiente": a sleeping cupid with juvenile rheumatoid arthritis. Lancet. 1994 Dec 24-31;344.
2.S, Faure-Fontenla MA. Rachitis, not arthritis, in Caravaggio´s sleeping child: Lancet 1995;345:801.
3. Silvestre Frenk. Un amorcillo raquítico. Acta Pediatr Mex 2010;31(5):259-260.